sexta-feira, 19 de setembro de 2014

TUDO sobre o VISTO

Oooooooooi, gente!!


Desculpa a demora para esse novo post, é que a vida está corrida por aqui. Afinal, já estou na contagem regressiva e faltam 57 dias para a minha partida, o coração está super apertado e a lista de coisas para fazer e resolver parece não ter fim. Quero compartilhar com vocês mais sobre essas coisas, mas vou deixar para o próximo post, nesse aqui nós vamos falar sobre a “saga do VISTO” e cada detalhe nesse trajeto...



No dia 27/08, dia que consequentemente foi o meu ultimo post aqui, inclusive enquanto terminava meu post, a campainha tocou e era o tão esperado “placement package”. Abri toda boba e aí começaram as dúvidas e a agitação pra conseguir o visto. Preciso deixar uma dica muito importante para vocês, leiam a “orientação do visto” enviada pela sua agência, tenham paciência e leiam tudo. Porque lá tem todas as respostas de todas as fases do processo. Eu confesso que não li tudo, eu sou muito ansiosa e acabei ligando pra minha agente 300 vezes sem necessidade nenhuma. RS

A primeira coisa que a gente tem que fazer é ir até o site https://ceac.state.gov/genniv/ para preencher o tal do DS 160. Lá você tem a opção de traduzir a página para o português o que é uma “mão na roda” já que temos que preencher tudo (muita coisa) com muita cautela e SEM erros. Observe que ao escolher que o site esteja em português (no canto superior direito da tela) você ainda verá tudo em inglês, mas ao colocar a seta do mouse sobre o texto aparecerá a tradução em português.

A segunda coisa que você deve fazer é clicar na primeira opção em vermelho que diz “START AN APLICATTION” e aí é só você seguir atentamente a orientação da sua agência. Eu poderia ditar aqui o passo a passo todo, mas é muita responsabilidade e as perguntas são bem pessoais. Com a tradução pra português e a orientação da sua agência você vai tirar de letra. ;)

Um detalhe que acho importante é que você não precisa terminar tudo no mesmo dia. Existe um código de letras e números que vira seu login (GUARDE BEM esse código, anote em um lugar seguro) e você também escolherá uma senha que será a resposta de uma das perguntas (pessoais) que tem lá. Com esses dados você não precisará se preocupar em terminar tudo no mesmo dia e pode também passar e senha e login para sua agente conferir se esta tudo certinho antes de você enviar, por segurança. Eu fiz isso. RS

Depois do DS160 preenchido e submetido aparece uma página que você precisa imprimir. É o que você vai precisar para a “entrevista” no CASV e no Consulado. IMPRIMA!!

Agora é hora de finalmente marcar suas entrevistas. São duas, a primeira no CASV (CENTRO DE ATENDIMENTO AO SOLICITANTE DE VISTO)  e a segunda no Consulado. Para marcar as duas você precisa entrar neste site aqui https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome e clicar na primeira opção lá em cima, “criar conta”. Você vai preencher com seus dados e vai prestar muita atenção para selecionar o tipo de visto certo, que no nosso caso (AU PAIR) é o J1. Preste bastante atenção também ao escolher aonde recolher seu passaporte após a entrevista. Você pode pedir para entregarem na sua casa, mas se ninguém ficar em casa para receber pode agendar para você mesmo ir buscar (meu caso). Antes de conseguir marcar a entrevista você vai gerar o boleto, imprimi-lo e só depois de pago, você pode colocar o código (do boleto) e ter acesso para agendar as entrevistas.

Lembre-se de marcar a entrevista no CASV antes (um dia antes) da entrevista no Consulado. No CASV você só tira a foto para o visto e é onde colhem as digitais. Os documentos que precisei levar no CASV foram:

-DS 160 impresso;

-Meu passaporte;

-A folha com os agendamentos feitos dizendo dia, hora e local agendados;
 (Essa ultima parte você vai ter assim que terminar o agendamento neste ultimo link que passei.)

Agora vem a parte divertida, se preparar para a entrevista. Eu pedi para a minha |Host Family escrever uma carta para o consulado, peguei minha declaração da faculdade e do meu estágio. Você vai precisar de documentos que ajudem a comprovar seu vínculo com o Brasil. Se tiver algum imóvel no seu nome, leve a documentação. Tudo isso pode ajudar. Aqui vai a lista dos documentos que eu levei para o visto orientada pela minha agência:

-DS 2019 que vem no “placement package”;
(Gente, lá em baixo nesse documento você tem que assinar, colocar o local e a data em caneta azul. Eu resolvi fazer isso no caminho para o consulado e fiz merda, botei a data do meu nascimento e não a do dia. Não sei porque fiz isso e quase morri. Mas não teve problema nenhum porque eu não rasurei. Então preste bastante atenção, NÃO RASURE. Se errar, deixa errado e fala com eles, ok?)

-DS 160 (aquele que eu mandei imprimir lá em cima. rs);

-Confirmation of Placement;
(Uma carta que vem no nosso “placement package” que mostra aonde vamos ficar lá.)

-A carta da minha Host Family;

-Comprovante do pagamento da taxa Sevis que também vem no nosso “placement package”;

-Comprovante de pagamento dos $ 160 (R$368) do boleto para o visto;

-Contrato de Estagio;

-Declaração de trancamento da faculdade;

Só precisei do DS 2019, levei tudo, mas o entrevistador não pediu nada. Acho que vocês tem que se prevenir e levar mesmo assim. Ele foi simpático. Falou em inglês o tempo todo. E fez porcas perguntas que foram:

-So, you are going to be an au pair…?

-Where are you going to?

-Have you ever worked with kids before?

-How old are they?

Outra dica que acho importante e que tinha na minha “Orientação para o Visto” é sobre a aparência e horário de chegada...

“Chegue ao consulado americano com no mínimo 30 minutos de antecedência do seu horário de entrevista. É imprescindível que esteja bem arrumada. Não deve trajar calça jeans, camiseta, blusa de barriga de fora, bermuda, mini-saia e tênis. O cabelo deve estar bem arrumado, penteado, unhas feitas e uma leve maquiagem. Isto fará com que o oficial tenha uma boa impressão inicial e que vá adiante ao processo."

Eu segui essas dicas. Vesti uma calça preta de tecido com uma blusa branca acetinada sem decotes e de manguinha curta, “soltinha” e com uma estampa delicada e uma sapatilha básica. Passei uma maquiagem clarinha e discreta. Cabelo solto e unhas feitas. =)

O resultado foi que: I GOT MY VISA!!!!!!!




Espero que esse post tenha ajudado vocês, desculpem pelo sumiço, prometo que vou tentar não sumir mais assim. Não deixem de comentar e se tiverem duvidas, é só perguntar.

Beijos ;*

2 comentários:

  1. CONGRATULATIONS!!! agora é só fazer as malas...

    ResponderExcluir
  2. Woww parabenss pelo VISA!!! hahah agora sim é só se preparar para embarcar né, que sonho *-*
    Fizeram poucas perguntas até, e faceis por sinal né?! Eu sempre acho que eles fazem umas perguntas que não tem muito a ver seila rs mas enfim, meus parabens, um uma coisa a menos hehe

    xoxo
    may

    http://mayaupairnoseua.blogspot.com/

    ResponderExcluir