minhas receitas

Estou criando essa página aqui porque confesso que estou muito preocupada com essa história da comida americana ser tão diferente assim da brasileira. Ainda mais porque sou muito chatinha pra comer, não como qualquer coisa e quero saber como vou me virar por lá. rs
Mas a parte boa é que eu gosto bastante de cozinhar (coisas que gosto de comer, é claro. rs) Então ao invés deu fazer um caderno de receitas pra eu levar, resolvi fazer aqui porque aí posso compartilhar com vocês e por favor, comentem receitas suas para me ajudar. Vai que a gente consegue conquistar a host family pela barriga! hahaha
Espero ajuda-las enquanto eu me ajudo. =)

  1. Arroz
(branquinho e soltinho)

INGREDIENTES:


  • 4 à 5 dentes grandes de Alho triturado;                                                                                         (triture você os dentes de alho, fica bem melhor do que os alhos que já vendem triturado e fica com muito mais sabor)
  • 450 gramas de arroz;                                                                                                                 (serve 5 pessoas)
  • óleo (eu nunca medi a quantidade de óleo, mas é importante não colocar demais, o suficiente pra "molhar" o alho e pronto;
  • 850 ml de água;                                                                                                                           (fervendo)
MODO DE PREPARO:

1º passo:  Lavar em água corrente o arroz até a água sair transparente e, logo após, colocá-lo para escorrer. (Eu gosto de colocar um pano de prato seco em baixo do escorredor para agilizar o processo porque o pano ajuda a sugar a água e é muito importante que o arroz esteja completamente seco antes de refogá-lo, por esse motivo a lavagem do arroz vem em primeiro lugar, para que ele seque enquanto fazemos o resto.)

2º passo: Colocar a água para ferver. (Pode ser em fogo médio pra te dar mais tempo com os próximos passos)

3º passo: Triturar (ou socar) o alho e colocá-lo na panela.

4º passo: Acrescentar o óleo à panela.

5º passo: Conferir se o arroz já está completamente seco. (Você vai perceber que ao mexer nele dentro do escorredor, ela não gruda nem no escorredor e nem no fundo do escorredor.)

6º passo: Começar a refogar o alho em fogo alto ou médio (Se o seu fogão tiver a chama muito potente, refogue em fogo médio.) Este passo é extremamente importante porque é aonde você determina se o arroz vai ficar branquinho ou não, e é claro que branquinho fica muito melhor, por isso não saia de perto do fogão e mexa sempre que puder, até o alho começar a dourar, BEM NO COMEÇO MESMO, quando só alguns começam a ficar com uma coloração mais amareladinha, ainda clara você faz o próximo passo.

7º passo: Jogar o arroz com o alho ainda bem clarinho. (O alho vai terminar de dourar com o arroz já dentro da panela, misture por mais ou menos 4 minutos. Não saia de perto!)

8º passo: Acrescentar sal ( à gosto) e mexer por mais 1 minutinho. (|Fique de olho no alho, se perceber que ele já está MUITO escuro, não precisa mexer por 1 minuto, pode mexer menos, mas mexa.)

9º passo: Acrescentar a água, que com certeza já estará fervendo, e lembre-se de dois detalhes MUITO importantes, a água não deve ser jogada por cima do arroz, porque isso ajuda a "lavá-lo" e tira um pouco do gosto. Jogue a água nas paredes da panela. E preste bastante atenção, a água deve ficar um dedinho acima (cobrindo) do arroz. O fogo pode continuar médio, se for fraquinho você pode aumentar um pouquinho, mas não tudo. E deixe a panela meio tampada, meio aberta.

10º passo: Ficar de olho pra ver quando a água secará, se estiver secando MUITO rápido diminua um pouquinho o fogo e fique por perto. Quando reparar que a água está toda seca (com uma colher você abre caminho até o arroz e verá se ainda tem água no fundo, de preferência faça isso bem no meio da panela e no canto para ter certeza absoluta) é hora de desligar o fogo.

11º passo: Tampar a panela completamente e deixar que o arroz termine de cozinhar mesmo com o fogo desligado. Isso ajuda o arroz a ficar soltinho e no ponto de cozimento, você só NÃO deve fazer isso quando perceber, ao deligar o fogo, que o arroz já está mole demais. Caso esteja normal, ou um pouco al dente, tampe e deixe terminar de cozinhar até a hora de servir. Se quiser mantê-lo bem quentinho coloque o pano de prato úmido (que absorveu a água escorrida do arroz) sobre a tampa da panela, isso ajuda também a continuar o cozimento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário